sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Atacama 2009 - 8º Dia - San Pedro ao Oceano Pacífico

Amigos,

Chega de passear, é hora de pegar e estrada.

Então, voltamos para o Deserto de Atacama para encarar a descida até a cidade de Taltal no Oceano Pacífico, onde passaríamos a noite e é claro, colocaríamos nossos pés neste mar gelado.

Acordamos cedo, tomamos café, arrumamos as coisas e nos bandeamos, para enfrentar a Ruta 5 Chilena, a popular Panamericana.

Andamos um pouco e logo começaram a aparecer várias cidades abandonadas, que deram suporte por muito tempo a extração de minério, existem várias, como também, poucos postos para abastecimento. Isso, somado ao incrível vento contrário, eleva muito o consumo de combustível nas motos.

Rodamos bastante, até chegar na Mão do Deserto, uma grande mão que fica a direita de quem está indo ao sul do Chile, é um marco onde todo motociclista que se preze para para tirar uma foto.

Dali continuamos mais ao sul, seguindo para a cidade de Taltal, antes dela, já começamos a ver o Oceano Pacífico, que seria o local mais longe de casa que passaríamos, foi muito emocionante também chegar neste ponto, dali, logo entramos na cidade e procuramos um hotel para descansar.

O dono do hotel foi mais que um pai para nós, nos hospedou e conseguiu até abrir um restaurante para que pudéssemos jantar, excepcional tratamento. Sem contar a vista do mar que se tem de frente ao hotel.

Depois da janta, ainda saímos com as champagnes compradas em San Pedro para a praça, onde bebemos um pouco, e não aguentando mais de sono, voltamos para o hotel para dormir, e amanhã nos preparar para chegar ao pé da Cordilheira novamente, atravessando o Paso San Francisco.

Vide algumas fotos:

Por que o Marco ganhou o apelido de "Galopsita"


Estradão:




As minas antigas


Não sei o que esse tubo transporta, mas acompanha a estrada por centenas de quilometros


Furacãozinho arranca capacete, típico da região...


Três locomotivas puxando minério



Legal


O Trópico de Capricórnio, do outro lado, no Chile...


Parada para comer, abastecer, encontramos um casal muito simpático




As longas retas do Deserto


E tá lá a Mão do Deserto










Homenagem aos amigos do Velho Oeste Catarinense


E o Oceano Pacífico



Em Taltal



Pacífico mesmo


Voltinha na praça


O Frédi "bodiou"...

3 comentários:

Ramonpoa disse...

tá saindo a conta gostas essa viagem... tipo as minhas....heheheh Mas muito bonito o relato e as fotos Robson. Parabéns pelo espírito jovial e de aventura.... e aquele porco a paraguaia... não adoeceu nenhum bichinho aí não... hehehehe

Robson Jaborá/SC disse...

Obrigado Ramon!
Tu sabe né?
Fazer relato, selecionar fotos, colocar no Blog, é um parto, hasdashsd.
E o porco? Tá doente, mas deve morrer logo, talvez em Maio... hheehe

Fernando Navarro disse...

Parabéns pelas fotos de Atacama, estou tentando convencer minhar esposa para fazermos de moto também. Fomos para MP em Abril,
Fomos de SP ao AC de avião, e depois até MP de onibus, taxi e tudo mais.

Abs,
Fernando Navarro